Em destaques
- Professores Indígenas: Memórias de vida, relatos e experiências com a educação diferenciada no Estado de Roraima
- A Serra do Banco
- Iperu U’komanto: Árvore da vida
-
Professores Indígenas: Memórias de vida, relatos e experiências com a educação diferenciada no Estado de Roraima
Em destaqueNeste volume, apresentamos textos de professores das etnias Macuxi, Waiwai, Ye’kwana e Wapichana que simbolicamente representam a diversidade linguística de Roraima, o segundo estado brasileiro com maior população indígena proporcional do Brasil. Convidamos você, leitor, a seguir conosco nesta jornada de conhecer os professores indígenas de Roraima e de aprender, junto com eles. Queremos avisá-lo, também, que nos textos deste volume, assim como do primeiro, você vai se deparar com uma linguagem, por vezes, subjetiva e individual, que remete às próprias vivências dos autores com a língua...
-
A Serra do Banco
Em destaqueO quarto volume da Coleção Panton, intitulado "A Serra do Banco", é uma história que pode ser lida de diferentes maneiras, pois além de induzir o leitor a uma produção de significados, auxilia a lidar com as diferenças culturais. O enredo é sobre uma competição que o Chefe da aldeia promoveu entre os rapazes para verificar o mais forte e corajoso que se adequasse às condições necessárias para receber a sua filha em casamento. O vitorioso foi a rã-macho que, apesar de ter a coluna quebrada, usou de astúcia solerte para casar-se com a pretendente para serem felizes para sempre.
-
Iperu U’komanto: Árvore da vida
Em destaqueTrês irmãos, um animal e uma árvore que produz diferentes tipos de frutos. A história gira em torno do lendário Makunaima, que compõe o mundo indígena de maneira criativa, sobrenatural e real. As aventuras de Makunaima estão no livro Iperu U’komanto: mito indígena, ilustrado pela artista plástica Carmen Silva, que enrique esta primeira edição com o carinho de quem faz uma obra de arte com devoção. As filigranas de vozes que repercutem na história vêm do lavrado, dos antepassados que transcendem gerações, demonstrando a riqueza da cultura indígena.