Em destaques
-
A Serra do Banco
Em destaqueO quarto volume da Coleção Panton, intitulado "A Serra do Banco", é uma história que pode ser lida de diferentes maneiras, pois além de induzir o leitor a uma produção de significados, auxilia a lidar com as diferenças culturais. O enredo é sobre uma competição que o Chefe da aldeia promoveu entre os rapazes para verificar o mais forte e corajoso que se adequasse às condições necessárias para receber a sua filha em casamento. O vitorioso foi a rã-macho que, apesar de ter a coluna quebrada, usou de astúcia solerte para casar-se com a pretendente para serem felizes para sempre.
-
A Onça e o Jabuti
Em destaqueA cultura indígena está representada na Coleção Panton pelas histórias narradas por pessoas que vivem nas comunidades e ajudaram a enriquecer esse trabalho. O segundo volume, intitulado A onça e o jabuti, trata de uma narrativa que se popularizou por ter no enredo dois personagens-animais que pensam e falam como pessoas, tal qual a fábula, transmite ensinamentos, com o intuito de instruir, corrigir e prevenir os erros. Vamos irradiar essa obra na sociedade.
-
Comunidade do Barro
Em destaqueO quinto volume da Coleção Panton, A comunidade do Barro, versa sobre a experiência de um povo que sai de um lugar para outro em busca de material para a produção de artefatos. A narrativa desvela o mundo indígena com suas tradições, costumes e segredos da trajetória dessa população, para que jamais sejam esquecidas. Além de divulgar os valores e os saberes, a narrativa exerce uma função essencial, impregnar as práticas culturais no cotidiano da comunidade, comprovando que a
tradição não perece, mas pode ser ressignificada no espaço sociocultural.