Professores Indígenas: Memórias de vida, relatos e experiências com a educação diferenciada no Estado de Roraima.

Autores

Stela Aparecida Damas da Silveira
Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima/CEFORR
Edson Damas da Silveira
Ministério Público do Estado de Roraima
Serguei Aily Franco de Camargo
Universidade Estadual de Roraima/UERR

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Indígena, Professores, Memórias

Sinopse

A ideia de organizar um livro com os relatos das experiências profissionais de professores indígenas, cursistas do Tami’kKan, partiu inicialmente da Professora Stela Damas. Em certa ocasião, a referida educadora disse que os professores indígenas, alunos daquele curso de formação oferecido pelo Centro de Formação de Professores do Estado de Roraima (CEFORR) e cuja direção se encontra atualmente sob seus cuidados, elaboravam monografias acadêmicas riquíssimas e que estariam a merecer divulgação pelo aspecto científico, educacional e ainda envolvimento comunitário, razão pela qual poderiam servir como exemplo de iniciativa e superação dos povos indígenas em face das demandas institucionais exigidas pelo aparelhamento do Estado.

A Professora Stela reuniu então 16 monografias, em universo de cerca de 300 produzidas como conclusão daquele específico e diferenciado curso, optando por mostrar a diversidade de experiências vividas pelos respectivos autores indígenas, tudo expresso e formalmente autorizado por eles. O trabalho não foi fácil, mas o resultado é fascinante e certamente tocará o leitor pelo contexto humano e regional que representa.

Capítulos

  • Capítulo 1
    Roraima: Estado dos professores indígenas
  • Capítulo 2
    Língua (gem), memória ancestral e sabedoria indígena: O valor da língua para o povo Macuxi
  • Capítulo 3
    Educação escolar indígena: Uma reflexão sobre a trajetória para a formação do professor indígena
  • Capítulo 4
    "Essa língua não é nossa, foi o branco quem trouxe. Como é que vocês vão aprender o macuxi, se todo dia vocês falam o português na escola?"
  • Capítulo 5
    Memórias e reflexões do processo formativo de um professor indígena Macuxi
  • Capítulo 6
    Memórias de uma aprendiz Macuxi e a influência do magistério indígena Tamî'kan na prática profissional escolar indígena
  • Capítulo 7
    Da escola dos sonhos à escola indígena ideal
  • Capítulo 8
    As doenças na cultura indígena: O bicho da serra pegou minha sombra.
  • Capítulo 9
    Memórias de resistência e luta dos povos indígenas Macuxi, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol - TIRSS.
  • Capítulo 10
    Minha vida de estudante indígena: Uma caminhada de muito aprendizado.
  • Capítulo 11
    Um relato autobiográfico: Desafios e possibilidades na atuação e na formação de um professor indígena Wapichana.
  • Capítulo 12
    A língua portuguesa como desafio da aprendizagem e diálogo intercultural: Memórias de um professor WaiWai.
  • Capítulo 13
    Memórias de um novo caminhar profissional.
  • Capítulo 14
    Memórias da minha formação: Uma reflexão formativa necessária ao processo de profissionalização como professor indígena Wai Wai.
  • Capítulo 15
    Lembranças da trajetória escolar de um Ye’kuana: Da alfabetização à formação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Stela Aparecida Damas da Silveira, Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima/CEFORR

Possui POST DOC em Educação pela Universidade Estadual de Roraima  (UERR/CAPES). É Doutora em Ciência Política -área de concentração em  Desenvolvimento Político - Econômico e Inserção Internacional na Amazônia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS/UFRR(2014). Possui Mestrado em Economia - área de concentração em Desenvolvimento e  Integração Econômica, também pela UFRGS/UFRR(2010). É Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná -UTPR(2003) e em  Metodologia do Ensino pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de  Curitiba-IBPEX(1997). É graduada em Pedagogiapela Universidade Federal do Paraná-UFPR(1995). Suas pesquisas estão relacionadas com educação, neurociência,desenvolvimento humano juventude. Atua como professora em cursos de Especialização Lato Sensu. Foi Secretária de Educação do Município  de Boa Vista-RR, por sete anos. Atualmente coordena Núcleo Psicopedagógico da Faculdade Cathedral em BoaVista-RR, é membro do Conselho Superior da  Instituição - CONSEPE e do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP-Cathedral.  Pertence ao quadro Técnico administrativo (Orientação Educacional) da  Secretaria Estadual de Educação-SEED/RR. Dirige o Centro Estadual de  Formação dos Profissionais da Educação em Roraima-CEFORR e é membro do  Conselho Estadual de Educação-CEE/RR.

Edson Damas da Silveira, Ministério Público do Estado de Roraima

Procurador de Justiça no Estado de Roraima (MPERR). Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável. Mestre em Antropologia. Mestre e Doutor em Direito. Pós Doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra- Portugal. Professor da Universidade Estadual de Roraima.

Serguei Aily Franco de Camargo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Professor e Pesquisador da Universidade Estadual de Roraima. Mestre em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (CEA/UNESP). Doutor em Aquicultura em Águas Continentais (CAUNESP/UNESP). Pós-Doutor em Ecologia Aplicada (NEPAM/UNICAMP); Direito Ambiental (DEPTO. ECOLOGIA - IB/UNESP) e Agroecologia (UERR). Assessor de Procurador de Justiça (MPERR) e Professor dos cursos de Direito das Faculdades Cathedral de Boa Vista e do Centro Universitário Estácio da Amazônia

Capa do livro "Professores indígenas"

Downloads

Próximo

25 September 2020

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-990458-2-0

Como Citar

SILVEIRA, Stela Aparecida Damas da; SILVEIRA, Edson Damas da; CAMARGO, Serguei Aily Franco de. Professores Indígenas: Memórias de vida, relatos e experiências com a educação diferenciada no Estado de Roraima. [s.l.] : UERR Edições,2020. v. Volume I DOI: 10.24979/uerr.edicoes.23. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/23.. Acesso em: 20 abr. 2024.