Adolescência & as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação do Século XXI: Desenvolvimento do interesse cognitivo
Palavras-chave:
Educação, Tecnologias, Desenvolvimento cognitivo, AdolescênciaSinopse
As correlações entre desenvolvimento cognitivo na adolescência e tecnologias têm sido estudadas nas últimas décadas, a partir das novas descobertas das neurociências e a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação formal. As descobertas sobre o cérebro adolescente, impulsionadas pelo avanço tecnológico, permite que pais e educadores compreendam em que sentido as tecnologias podem favorecer o desenvolvimento do interesse cognitivo. Discussão esta, controversa, que coloca em questão aspectos positivos e negativos desta relação. Neste estudo, pretendemos demonstrar as contribuições das TIC utilizadas na educação, para o desenvolvimento do interesse cognitivo dos adolescentes, sem desconsiderar aspectos socioemocionais que também interferem na relação escola, estudantes e aprendizagens.
A partir da Análise Crítica do Discurso (ADC), analisamos o material didático utilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional em Roraima (NTE/RR). O NTE/RR responsável pela formação continuada de professores, com objetivo de detectar aspectos teóricos e práticos relevantes sobre a temática do desenvolvimento do interesse cognitivo dos adolescentes, outrossim, a relação deste aprendizado com a construção de suas práticas escolares, que incluem as tecnologias. Ainda nesta etapa, traçamos as perspectivas para o processo de aprendizagens a partir da utilização das TIC nas escolas, correlacionando-as de maneira convergente com o desenvolvimento de interesses cognitivos dos adolescentes.
Capítulos
-
PARTE I
-
ADOLESCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
-
INFLUÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DO ADOLESCENTE NA APRENDIZAGEM
-
OS ADOLESCENTES E AS TECNOLOGIAS
-
PARTE II
-
CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DAS TIC NAS ESCOLAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE COGNITIVO DOS ADOLESCENTES, ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM BOA VISTA, RORAIMA
-
PERFIL DOS ADOLESCENTES PESQUISADOS
-
DADOS DO CENSO ESCOLAR DO ESTADO DE RORAIMA/2015
-
ANÁLISE DAS ENTREVISTAS COM GESTORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CAPITAL
-
Entrevistas com professores
-
Os obstáculos encontrados
-
As práticas sociais
-
A ordem social
-
Análise interacional do discurso
-
MUDANÇAS POSSÍVEIS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS
-
Análise do material obtido nas entrevistas com gestores
-
Análise interacional do discurso sobre o interesse dos estudantes
-
A ordem social e as mudanças possíveis na superação dos obstáculos
-
Reflexão sobre a análise de entrevistas com gestores
-
ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO PELO NTE/RR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
-
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
-
O interesse cognitivo dos adolescentes: aspectos físicos e psicossociais
-
O ensino
-
A aprendizagem
-
REFLEXÃO SOBRE A ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO
-
Elaborações de projetos
-
Eixo: Projeto
-
Eixo: Currículo
-
Eixo: Tecnologia
-
REFLEXÃO SOBRE A ANÁLISE DO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
-
PARTE III
-
PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE COGNITIVO DOS ADOLESCENTES A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS TICs NA ESCOLA
-
EM RELAÇÃO AO INTERESSE DOS ADOLESCENTES PELA ESCOLA
-
EM RELAÇÃO À ÉTICA E À CONSTRUÇÃO DE VALORES NA ADOLESCÊNCIA
-
A IMPULSIVIDADE E O AUTOCONTROLE NA ADOLESCÊNCIA
-
ADICÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
-
OS ADOLESCENTES E AS EMOÇÕES
-
PROCESSAMENTO COGNITIVO EFICIENTE NA ADOLESCÊNCIA
-
RACIOCÍNIO MAIS SOFISTICADO NA ADOLESCÊNCIA
-
CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO ABSTRATO NA ADOLESCÊNCIA
-
A ADOLESCÊNCIA E A CAPACIDADE DE ELABORAR PROPOSTAS, CONSTRUIR TEORIAS E REFLETIR SOBRE ELAS
-
A ADOLESCÊNCIA E O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES
-
O DESEJO DE PARTICIPAÇÃO DO ADOLESCENTE
-
A BUSCA PELA IDENTIDADE PESSOAL
-
APEGO AOS GRUPOS SOCIAIS
-
ADOLESCÊNCIA E LETRAMENTO
-
VELOCIDADE DO PENSAMENTO E DE COMUNICAÇÃO
-
A ATENÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
-
DESENVOLVIMENTO DO CONTROLE INIBITÓRIO
-
GERENCIAMENTO DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA
-
CONSIDERAÇÕES FINAIS
-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Downloads
Próximo
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.