Caminhar, transitar, transgredir pela Linguística aplicada crítica e decolonial
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Estudos Decoloniais, Educação Linguística, Políticas LinguísticasSinopse
Em outubro de 2022, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi realizada a primeira edição da Jornada de LA, um evento inicialmente tímido, com o objetivo de estabelecer diálogos e construções de conhecimentos sobre a linguagem como prática social. Os dois dias de jornada, com mesas redondas e simpósios de comunicações orais, foram suficientes para a confirmação de que tínhamos como local de fala uma mesma LA: indisciplinar, crítica, transgressiva (Moita Lopes, 2006; Finardi et al., 2019; Leffa et al., 2020) e alinhada com os estudos decoloniais (Mignolo, 2008; Walsh, 2013), fortemente presentes na agenda de pesquisa nacional (Bock; Menezes de Souza, 2019; Jordão et al., 2023). Ao mesmo tempo, de forma quase paradoxal, notamos que tínhamos um mesmo local de fala, mas também cada um o seu: o coletivo de trabalhos apresentados indicava uma variedade de temas, teorias, métodos e objetos de pesquisa, não de forma individual, mas com inegável potencial de conexão e colaboração em rede. A diversidade na unidade, a singularidade na pluralidade.
No ano seguinte, em 2023, a Jornada de LA foi realizada na Universidade Estadual de Roraima (UERR), confirmando seu caráter itinerante (ou, também podemos dizer, migrante). O número de participantes e de público duplicou. A partir das experiências prévias de eventos on-line, construímos uma programação híbrida, o que possibilitou a interação com docentes, pesquisadores e estudantes de todas as regiões do Brasil. A jornada, até então local e regional, assumia ares de evento glocal, para mobilizar um construto hoje bastante popular na área (Celani, 2016). O amálgama das palavras global e local, neste caso, refere-se às interações complexas na pesquisa em LA de forma ampla, que nutria - mas também era nutrida - pelas pesquisas locais.
O saldo positivo dessa segunda edição, bem como os diálogos que começaram (mas não se esgotaram) nas mesas e nos simpósios temáticos foram as faíscas responsáveis por gerar o calor e a energia que movem o presente livro. Convidamos colegas e parceiros de diferentes regiões para participar desta obra, cujo escopo contempla temáticas tais quais: processos de ensino e de aprendizagem de línguas em diversos contextos, formação de professores, translinguagem, transculturalidade e decolonialidade nos estudos linguísticos e na educação linguística contemporânea, questões de gênero e/ou raça, políticas linguísticas, dentre outras pautas caras à área.
O resultado é esta obra, composta por 10 capítulos que dialogam entre si e estão em sinergia com a atual agenda de pesquisa da Linguística Aplicada, indisciplinar, híbrida, mestiça e decolonial. Fazemos votos de que a obra seja o início de outros processos, um convite a cada leitor para também caminhar, transitar e transgredir pelos temas e problemas de pesquisa abordados nas páginas que seguem.
Capítulos
-
Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada, em Computer-Assisted Language Learning e em Complexidade
-
Filosofia Ubuntu e uma Linguística Aplicada ubuntizada e ubuntizadoraPensamentos para uma educação de surdos inclusiva
-
Migração e Educação Superior(Re)Pensando políticas linguísticas e educacionais para além do acesso
-
Infâncias migrantes e políticas públicas de acolhida ou como tapar o sol com a peneira
-
O cenário educacional roraimense em tempos de migraçãoEnsino/Acolhimento em uma perspectiva híbrida, translíngue e transcultural
-
Importância do PLAc para as mulheres venezuelanasTensões entre acolhimento e aprendizagem da língua padrão
-
Formação docente e resistência(Re)Visitando ações para a permanência do espanhol no currículo escolar
-
A formação de professores de espanhol na Universidade Federal de Roraima (UFRR)Desafios e possibilidades da prática docente
-
Letramentos de reexistência em LDs de espanholAnálise de atividades sobre grafites
-
O pensamento intercultural e a representação dos Caetés na história do Cabo de Santo AgostinhoAnálise de livros didáticos para escolas de um município pernambucano
Downloads
Downloads
Próximo
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.