Caminhar, transitar, transgredir pela Linguística aplicada crítica e decolonial
Keywords:
Linguística Aplicada, Estudos Decoloniais, Educação Linguística, Políticas LinguísticasSynopsis
Em outubro de 2022, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi realizada a primeira edição da Jornada de LA, um evento inicialmente tímido, com o objetivo de estabelecer diálogos e construções de conhecimentos sobre a linguagem como prática social. Os dois dias de jornada, com mesas redondas e simpósios de comunicações orais, foram suficientes para a confirmação de que tínhamos como local de fala uma mesma LA: indisciplinar, crítica, transgressiva (Moita Lopes, 2006; Finardi et al., 2019; Leffa et al., 2020) e alinhada com os estudos decoloniais (Mignolo, 2008; Walsh, 2013), fortemente presentes na agenda de pesquisa nacional (Bock; Menezes de Souza, 2019; Jordão et al., 2023). Ao mesmo tempo, de forma quase paradoxal, notamos que tínhamos um mesmo local de fala, mas também cada um o seu: o coletivo de trabalhos apresentados indicava uma variedade de temas, teorias, métodos e objetos de pesquisa, não de forma individual, mas com inegável potencial de conexão e colaboração em rede. A diversidade na unidade, a singularidade na pluralidade.
No ano seguinte, em 2023, a Jornada de LA foi realizada na Universidade Estadual de Roraima (UERR), confirmando seu caráter itinerante (ou, também podemos dizer, migrante). O número de participantes e de público duplicou. A partir das experiências prévias de eventos on-line, construímos uma programação híbrida, o que possibilitou a interação com docentes, pesquisadores e estudantes de todas as regiões do Brasil. A jornada, até então local e regional, assumia ares de evento glocal, para mobilizar um construto hoje bastante popular na área (Celani, 2016). O amálgama das palavras global e local, neste caso, refere-se às interações complexas na pesquisa em LA de forma ampla, que nutria - mas também era nutrida - pelas pesquisas locais.
O saldo positivo dessa segunda edição, bem como os diálogos que começaram (mas não se esgotaram) nas mesas e nos simpósios temáticos foram as faíscas responsáveis por gerar o calor e a energia que movem o presente livro. Convidamos colegas e parceiros de diferentes regiões para participar desta obra, cujo escopo contempla temáticas tais quais: processos de ensino e de aprendizagem de línguas em diversos contextos, formação de professores, translinguagem, transculturalidade e decolonialidade nos estudos linguísticos e na educação linguística contemporânea, questões de gênero e/ou raça, políticas linguísticas, dentre outras pautas caras à área.
O resultado é esta obra, composta por 10 capítulos que dialogam entre si e estão em sinergia com a atual agenda de pesquisa da Linguística Aplicada, indisciplinar, híbrida, mestiça e decolonial. Fazemos votos de que a obra seja o início de outros processos, um convite a cada leitor para também caminhar, transitar e transgredir pelos temas e problemas de pesquisa abordados nas páginas que seguem.
Chapters
-
Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada, em Computer-Assisted Language Learning e em Complexidade
-
Filosofia Ubuntu e uma Linguística Aplicada ubuntizada e ubuntizadoraPensamentos para uma educação de surdos inclusiva
-
Migração e Educação Superior(Re)Pensando políticas linguísticas e educacionais para além do acesso
-
Infâncias migrantes e políticas públicas de acolhida ou como tapar o sol com a peneira
-
O cenário educacional roraimense em tempos de migraçãoEnsino/Acolhimento em uma perspectiva híbrida, translíngue e transcultural
-
Importância do PLAc para as mulheres venezuelanasTensões entre acolhimento e aprendizagem da língua padrão
-
Formação docente e resistência(Re)Visitando ações para a permanência do espanhol no currículo escolar
-
A formação de professores de espanhol na Universidade Federal de Roraima (UFRR)Desafios e possibilidades da prática docente
-
Letramentos de reexistência em LDs de espanholAnálise de atividades sobre grafites
-
O pensamento intercultural e a representação dos Caetés na história do Cabo de Santo AgostinhoAnálise de livros didáticos para escolas de um município pernambucano