Posso criar abelha, mãe?

Autores

Cleicydalva Souza de Ataide
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil
Ivan Douglas Santos dos Reis
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil
Mellissa Sousa Sobrinho
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-6397-939X

Palavras-chave:

Abelhas, Apicultura, Meliponicultura, Abelhas-sem-ferrão, Divulgação científica, Educação ambiental, Educação no campo

Sinopse

Este livro foi produzido por membros do Laboratório de Biologia Floral e Reprodutiva da UNIFAP/Campus Mazagão (FLOREM), em parceria com o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da UNIFAP/Campus Mazagão (NEA-UNIFAP/MZG) e como parte do projeto de extensão "Meliponário NEA-UNIFAP/MZG: da universidade para as escolas do campo". O projeto, cadastrado no Departamento de Extensão da UNIFAP e com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), objetivava divulgar conhecimentos científicos sobre abelhas, em especial sobre as abelhas-sem-ferrão, e sua criação racional a alunos do Ensino Fundamental I de escolas do campo, no estado do Amapá. Frente à dimensão ecológica das abelhas e em prol destas, o projeto buscou popularizar o conhecimento acadêmico, promover a educação ambiental e conscientizar para a conservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. Desenvolvido por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, o projeto ainda colaborou para a qualificação de futuros profissionais da educação, no desenvolvimento e produção deste livro, um material educativo regionalizado e adaptado à realidade deles e do público alvo.

Capítulos

  • 1. O que são abelhas?
  • 2. Biologia das abelhas
  • 2.1. Abelhas com ferrão e abelhas sem ferrão
  • 2.2. Estratégias de defesa
  • 2.3. Morfologia das abelhas-sem-ferrão
  • 3. Abelhas solitárias
  • 4. Abelhas sociais
  • 4.1. Divisão de tarefas nas abelhas sociais
  • 5. O que as abelhas produzem?
  • 6. Abelhas e a polinização
  • 7. Meliponicultura
  • 8. Cuidar é preciso!

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Cleicydalva Souza de Ataide, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil

Graduanda no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias e Biologia, na Universidade Federal do Amapá/Campus Mazagão. Residente do distrito de Anauerapucu, município de Santana/AP.

Ivan Douglas Santos dos Reis, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil

Discente no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias e Biologia, na Universidade Federal do Amapá/Campus Mazagão. Mora no distrito do Carvão, município de Mazagão/AP.

Mellissa Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá/Campus Mazagão, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias e Biologia. Experiência nas áreas de Ensino de Ciências, Botânica, Ecologia Vegetal e Conservação, ênfase em Biologia Reprodutiva e Estrutura Vegetacional, com foco em efeitos de ações antrópicas sobre populações e comunidades vegetacionais. Graduação (2003) em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Ceará, e Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Biologia Vegetal, pela Universidade Federal de Pernambuco. Conclusão, no ano de 2012, de dois anos de Pós-doutorado Júnior do CNPq, pela Universidade Federal de Pernambuco. No mesmo ano, início de novo pós-doutorado, desta vez pelo Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, na Universidade Federal do Ceará.

Referências

ASCHER, J.; PICKERING, J. Discover Life bee species guide and world checklist (Hymenoptera: Apoidea: Anthophila). Disponível em: http://www.discoverlife.org/mp/20q?guide=Apoidea_species. Acesso em: 01 nov. 2021.

FRAZÃO, R. Abelhas Nativas da Amazônia e Populações Tradicionais: Manual de Meliponicultura. Belém, Pará: Instituto Peabiru, 1ª Edição, 2013.

OLIVEIRA, F.; RICHERS, B.; SILVA, J. ; FARIAS, R.; MATOS, T. Guia Ilustrado das Abelhas "Sem-Ferrão" das Reservas Amanã e Mamirauá, Amazonas, Brasil (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Tefé: IDSM, 2013.

SILVA, W.; PAZ, J. Abelhas sem ferrão: muito mais do que uma importância econômica. Natureza on line, 10 (3): 146-152, 2012.

Capa do livro "Posso criar abelha, mae?"

Downloads

Publicado

8 September 2022

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89203-26-1

Como Citar

ATAIDE, Cleicydalva Souza de; REIS, Ivan Douglas Santos dos; SOBRINHO, Mellissa Sousa. Posso criar abelha, mãe?. [s.l.] : UERR Edições,2022. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.61. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/61.. Acesso em: 26 abr. 2024.