Medicina Tradicional Indígena: Receitas para produção de remédio

Autores

Vanda Domingos da Silva

Palavras-chave:

Medicina, Indígena, Cultura

Sinopse

A publicação do primeiro livro sobre Medicina Tradicional da Pajé Vanda é um importante acontecimento em defesa da valorização dos saberes dos povos indígenas nas universidades brasileiras. Vanda é Macuxi, artista, pajé, ativista e mestra dos saberes tradicionais, com atuação de destaque em sessões de cura e no cenário cultural e artístico do Estado de Roraima.

Em 2023, Vanda ministrou aulas no curso Encontro de Saberes na UFRR, onde também participavam mestres como Davi Kopenawa, xamã e liderança Yanomami e Tàtá Bòkùlè, babalorixá da tradição bantu em Roraima. O projeto Encontro de Saberes, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, tem como perspectiva a inclusão étnica e racial, além da descolonização do pensamento eurocentrado das universidades, a partir da participação dos mestres e mestras dos saberes tradicionais na docência no ensino superior.

A partir da experiência de Vanda Macuxi como docente na UFRR, surgiu a ideia da realização do Curso de Medicina Tradicional na UERR, que resultou no material ora publicado neste primeiro volume, bem como deverá resultar em outras futuras publicações. É importante dizer que o trabalho de Vanda se comunica com os de vários outros mestres e mestras tradicionais como Lucely Pio, que ministrou cursos sobre Plantas medicinais no Encontro de Saberes da UNB e UFMG. Pajé Vanda – assim como Lucely - estabelece em seu trabalho diálogos com a medicina, a Farmácia e Bioquímica, através da farmacopeia das plantas, as considerando como seres vivos e sensíveis, ao contrário da ciência ocidental que vê nas plantas o princípio ativo de substâncias curativas, estabelecendo diálogos interepistêmicos importantes que contribuem para a produção de mudanças no paradigma eurocentrado da ciência praticada nas universidades brasileiras.

Por fim, o trabalho de Vanda demonstra que o xamanismo do povo Macuxi permanece vivo e ativo. Em “De Roraima ao Orenoco”, obra inaugural sobre os povos indígenas de Roraima, o grande etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg mencionou o uso de plantas mágicas e o seu papel nos rituais de cura, bem como demonstrou que as plantas possuem funções equivalentes às encantações e aos cantos xamânicos. Mais de cem anos depois, o trabalho de Vanda Macuxi vem demonstrar que essa relação ancestral dos povos indígenas de Roraima com as plantas de poder continua viva e ainda ofertando importantes lições para a ciência e para o conhecimento produzido nas universidades. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Vanda Domingos da Silva

Vanda Domingos da Silva, pertencente à etnia Macuxi localizada na comunidade Canauani-Cantá, Região Serra da Lua. Reside atualmente na Cidade de Boa Vista, Roraima, onde desenvolve trabalhos de cura e cuidado dentre as comunidades do estado de Roraima e Guiana que faz fronteira com o Brasil. Vanda é Pajé, parteira, palestrante, artesã, ativista indígena e se encontra a cerca da medicina tradicional indígena, cuidando e protegendo as comunidades e pessoas com seus saberes tradicionais Macuxi. O trabalho como médica tradicional a envolve nos atendimentos a seus pacientes. Constrói um processo de cura através dos ritos e pajelanças, dos remédios preparados e derivados das plantas medicinais ou plantas de poder. As plantas de poder, são normalmente plantas medicinais de cura e proteção, nas quais são usadas para fazer o bem, como também o mal envolvendo benefícios e malefícios para a saúde.

Vanda exerce uma função não só na área da saúde, mas também espiritual e cosmológica Macuxi, derivadas dos seus saberes e conhecimentos tradicionais, sobretudo a cura através da pajelança. O pajé é aquele que está entre este mundo e o mundo espiritual. Àquele que com “eles” aprendeu a usar o poder das plantas, para curar, cuidar e investigar em função do outro ou da comunidade. Protegernos dos mundos espiritual e físico, do mal olhado e do quebranto. Vanda Pajé dentre todas suas habilidades, está aqui não só para curar e proteger, mas para compartilhar (passar) seus conhecimentos e proporcionar sua força ativista indígena em prol dos direitos individuais e coletivos, cuidado assim de todos que precisam da sua sabedoria Macuxi.

Downloads

Publicado

26 novembro 2024

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89203-72-8

Como Citar

SILVA, Vanda Domingos da. Medicina Tradicional Indígena: Receitas para produção de remédio. [s.l.] : UERR Edições,2024. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.134. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/134. Acesso em: 21 dez. 2024.