Portraits of the Lower Rio Branco: From the perspective of riverine women

Authors

Thiago José Costa Alves, Universidade Estadual de Roraima/UERR; Juliane Marques de Souza, Universidade Estadual de Roraima/UERR; Rita Lourdes Michelin, Universidade Estadual de Roraima/UERR; Dennis dos Passos Brito, Universidade Estadual de Roraima/UERR; Mônica Raposo de Lima, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Keywords:

Riverine women, Portraits, Lower Withe River region, Riverine communities

Synopsis

O livro Retratos do Baixo Rio Branco: sob a Ótica de Mulheres Ribeirinhas considera como premissa de sua existência o paradigma da complexidade sistêmica (MORIN, 2008). Para tal, fez estudo do conceito de topofília construído por Tuan (2012), que revela o elo entre o sentimento e o lugar a partir das atitudes a visões de mundo. O lugar aqui é o Baixo Rio Branco e os sentimentos são expostos por meio da imagem retratada.

As fotografias não revelam simplesmente os traços e curvas do ambiente. Elas são dados dinâmicos, e apresentam em sua construção a multidimensionalidade explicativa que, juntamente com os discursos, provocam o ajustamento com o real. A fotografia representa o caminho para o entendimento do real com um menor número de distorções, capaz de apreender essa realidade e dissipá-la com maior fidelidade. O caminho percorrido para a construção desse estudo considerou como premissa a apresentação dos fenômenos cotidianos de mulheres ribeirinhas do Baixo Rio Branco, por vezes invisíveis no agroecossistema amazônico (NODA, 2012).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

January 5, 2016

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-85-61294-10-2

Physical Dimensions

24cm x 18,5cm x 1cm

How to Cite

THIAGO JOSÉ COSTA ALVES; JULIANE MARQUES DE SOUZA; RITA LOURDES MICHELIN; DENNIS DOS PASSOS BRITO; MÔNICA RAPOSO DE LIMA. Portraits of the Lower Rio Branco: From the perspective of riverine women. [s.l.] : UERR Editions,2016. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/5. Acesso em: 2 jan. 2025.