Entre o acolhimento e a construção das aprendizagens: Estudantes, estudiantes and students

Autores

Cora Elena Gonzalo Zambrano (ed)
Universidade Estadual de Roraima image/svg+xml
https://orcid.org/0000-0001-7617-2704
Jairzinho Rabelo (ed)
Universidade Estadual de Roraima image/svg+xml
https://orcid.org/0000-0002-5977-1948

Palavras-chave:

Acolhimento, Formação de professores, Relato de experiência

Sinopse

O livro “ENTRE O ACOLHIMENTO E A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS: estudantes, estudiantes and students” é um espelho dessa multiplicidade, refletindo histórias e práticas que iluminam realidades sociais e escolares no estado de Roraima. Como uma tapeçaria tecida a várias mãos, a obra nasce de relatos vívidos de professores que trilharam o caminho do PROFAM – Programa de Formação para Acolhimento de Migrantes.

Ao abrir estas páginas, é como se mergulhássemos em um rio caudaloso de ideias e experiências, navegando por temas que nos abraçam e provocam: letramentos, translinguagens, sequências didáticas interculturais, memórias literárias, histórias de vidas em movimento, o multiculturalismo e a xenofobia. São também abordados gêneros discursivos que dão voz ao silêncio, experiências bilíngues que entrelaçam línguas e culturas, a inclusão que acolhe, e a diversidade étnico-cultural que enriquece. Além disso, revela-se uma proposta concreta: um Documento Orientador para o Acolhimento de Migrantes, construído como um pilar para práticas educacionais transformadoras.Neste livro, a palavra não apenas ensina, mas acolhe e inspira.

Cada relato carrega em si a força de um convite: o de refletir sobre o papel da escola como espaço de integração e de construção de pontes entre mundos, línguas e sonhos. É uma obra que não só descreve, mas também aponta caminhos, como um farol para quem deseja repensar as práticas educativas e torná-las horizontes de justiça e inclusão.

Capítulos

  • APRESENTAÇÃO
    ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, O ACOLHIMENTO E A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS
  • LETRALIZANDO NA DIVERSIDADE
    PRÁTICAS PARA UMA PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERCULTURAL
    UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
  • VIVIR PARA CONTARLA
    O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS COMO PONTE PARA OUTRAS TERRAS E TEMPOS
  • VIDAS EM MOVIMENTO
    PROMOVENDO O ACOLHIMENTO A MIGRANTES POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA
  • MULTICULTURALISMO E XENOFOBIA
    VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
  • A INTERCULTURALIDADE EM SALA DE AULA POR MEIO DO ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS
  • ANIMAIS AO REDOR DO MUNDO
    UMA EXPERIÊNCIA BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • INCLUSÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NO 6º ANO
    UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM ESCOLA DE BOA VISTA-RR
  • FANZINES
    UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERCULTURAL PARA ALUNOS BRASILEIROS E MIGRANTES
  • PROPOSTA DE DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ACOLHIMENTO DE MIGRANTES

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG) e Mestre em Letras (UFRR), na área de Linguística Aplicada, com pesquisas sobre questões de fronteira e migração. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR. Tem experiência em ensino de Espanhol e Português como língua adicional. Realiza pesquisas referentes ao Português como Língua Adicional (PLA), com foco na interculturalidade, nas políticas linguísticas e na formação de professores de línguas. É líder do grupo de pesquisa Português como Língua Adicional em Roraima (CNPQ/UERR). É membro do grupo de pesquisa IndisciPLAR: Português como Língua Adicional em perspectiva indisciplinar (UNICAMP). É membro do grupo de pesquisa Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (UFMG). Coordena o Programa de Extensão Ensino de Línguas e Formação de Professores da UERR. É coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar Letras e Ciências Humanas e Sociais - PIBID 2024.

Jairzinho Rabelo, Universidade Estadual de Roraima

Licenciado e Mestre em Letras pela UFRR; especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo IBPEX; Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Professor da Rede Estadual de Ensino de Roraima e Professor da Universidade Estadual de Roraima.

Downloads

Publicado

4 setembro 2025

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89203-85-8

Como Citar

ZAMBRANO, Cora Elena Gonzalo; RABELO, Jairzinho. Entre o acolhimento e a construção das aprendizagens: Estudantes, estudiantes and students. [s.l.] : UERR Edições,2025. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.148. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/148. Acesso em: 12 set. 2025.