Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

Elemar Kleber Favreto
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0003-3010-4372
Edgard Vinícius Cacho Zanette
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0002-2395-2632
Waldemar Moura Vilhena Junior
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0001-7762-3706

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Sinopse

Sob a coordenação dos professores Elemar Kleber Favreto, Edgard Vinícius Cacho Zanette e Waldemar Moura Vilhena Junior, o dossiê inaugura as discussões e pesquisas inter, multi e transdisciplinares no âmbito do ensino de ciências na UERR Boa Vista, tendo em vista a criação dos cursos de "Ciências Humanas e Sociais" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". As discussões desenvolvidas nos trabalhos apresentados expressam, de modo geral, os problemas relativos ao contexto escolar, ao processo de ensino/aprendizagem e à formação de professores dentro de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Observemos que estes temas são centrais para o fortalecimento de um debate mais amplo acerca do contexto das licenciaturas interdisciplinares, cujo Dossiê busca homenagear. Assim, esperamos que a publicação destes textos possa contribuir para a formação de espaços efervescentes e profícuos de reflexões sobre questões inter, multi e transdisciplinares nas áreas de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Capítulos

  • Mocambo
    A comunidade, a escola e os desafios da educação do campo
  • A integração de um aplicativo de química em uma sequência didática à luz dos princípios de David Ausubel
  • Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem
  • Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente
    Uma análise da plataforma Ava MEC
  • Parques urbanos como espaços não formais para o ensino da geografia
    Estudo de caso Parque Linear do Igarapé Pricumã, Boa Vista/RR
  • Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil
    Impasses e possibilidades

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007). Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017), Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018), Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá - UERR (2011) e Master of Business Administration (MBA) em Controladoria e Finanças pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Tem experiência na área de Filosofia, Contabilidade e Metodologia da Pesquisa. Atuou como professor colaborador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009-2011) e em faculdades particulares. Atualmente é professor efetivo do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2011-atual). Participou como pesquisador dos Grupos de Pesquisa: História da Filosofia Moderna e Contemporânea - UNIOESTE (2009-2017), NEPTE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado - UERR/UFRR (exercendo a coordenação de 2012 a 2014, sendo membro de 2012 a 2017), Escola Amazônica de Filosofia - UERR/UFRR (exercendo a coordenação no ano de 2014, sendo membro de 2014 a 2017) e Núcleo de Pesquisas em Engenharia Física e Astrofísica - UERR (atuando como coordenador do grupo, 2017-2020). Atualmente é sub-coordenador do LABRIA - Laboratório de Automação, Robótica e Inteligência Artificial - UERR. Em 2015 exerceu o cargo de Pró-reitor de Ensino e Graduação da UERR, sendo eleito, no mesmo ano, para exercer o cargo de Vice-reitor, cargo que ocupou de janeiro de 2016 à dezembro de 2019, depois foi Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UERR (2019-2020) e novamente Pró-Reitor de Ensino e Graduação (2020). Seus temas de interesse são: diferença em Gilles Deleuze e na filosofia contemporânea, discussões referentes ao dualismo e materialismo contemporâneos, Inteligência Artificial, robótica, astrofísica, política e políticas públicas, transparência pública, orçamento e finanças.

Edgard Vinícius Cacho Zanette, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Bolsista IC Pet-Filosofia. Bacharel/Licenciado e Mestre em Filosofia Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor colaborador da UNICAMP (Bolsista/Estágio Remunerado PED B/2011, Bolsista Capes/2011 a 2013).Professor efetivo do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Membro dos grupos de pesquisa Estudos Cartesianos - ANPOF e da Escola Amazônica de Filosofia - EAF. Coordenador das atividades: NEV-UERR (Núcleo de Estudos da Violência); PIBIC (2017/2018); Pibid/Filosofia UERR (2015 a 2018); Projeto de Extensão Descartes: Clube de estudo da língua francesa com recheio filosófico. Coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com pesquisa filosófica no Instituto Católico de Toulouse/França (2017). Pós-Doutorado pela Unioeste com pesquisa filosófica na Universidade do Salento/Lecce/ Itália (2018).

Waldemar Moura Vilhena Junior, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/FACED/UFAM. Experiências com Extensão Rural e Reformas Agrária. Interesse na Área das Ciências Humanas - Sociologia, Filosofia e Educação. Trabalhos desenvolvido com a Educação do Campo no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e assessoria em um projeto de Formação Continuada de Professores de Ensino de Ciências. Consultor do Território da Cidadania Sul de Roraima. Desenvolvemos atividades junto ao Projovem Campo - Saberes da Terra. Professor substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDUCAR da Faculdade de Educação da UFRR. Coordenador de eixo do Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Estadual de Roraima. Ocupou a função de Diretor no Instituto de Amparo a Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima- IACTI - RR. Atualmente trabalho como Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UERR. Doutorando no Programa EDUCANORTE.

Downloads

Publicado

22 September 2021

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Como Citar

FAVRETO, Elemar Kleber; ZANETTE, Edgard Vinícius Cacho; VILHENA JUNIOR, Waldemar Moura. Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade . [s.l.] : UERR Edições,2021. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/57.. Acesso em: 23 abr. 2024.