A Filosofia como Ponto de Encruzilhada: Ensaios Epistemológicos, Interdisciplinares e Existenciais

Autores

Elemar Kleber Favreto
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0003-3010-4372
Juliana Cristina Sousa da Silva
Universidade Federal de Roraima / UFRR
Edgard Vinícius Cacho Zanette
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0002-2395-2632

Palavras-chave:

Epistemologia, Ontologia, Interdisciplinaridade, Filosofia

Sinopse

Uma reflexão contemporânea sobre a realidade exige uma abertura maior para as questões que envolvem as conexões entre os diversos saberes. Os saberes se encontram na fronteira do que chamamos de conhecimento, podendo estes ser caracterizados como inter, multi ou transdisciplinares. O entendimento desta pluralidade propõe compreensões bem mais profundas sobre os humanos e o mundo. Esta profundidade não é encontrada nas especialidades compartimentadas das ciências, mas sim no espaço plural em que estas especialidades não conseguem penetrar, já que se trata de um campo que necessariamente perpassa a reflexão filosófica. Compreendemos que a interdisciplinaridade é uma condição filosófica, isto é, a interdisciplinaridade é uma forma de pensar filosoficamente. A filosofia representa a busca humana pela ampliação do saber, pois ao encontrar-se na fronteira, tenta, a todo momento, ultrapassá-la, ampliando o próprio conhecimento. A fronteira, o que aqui chamamos de “encruzilhada”, não é apenas o espaço entre as diversas especialidades (disciplinas) científicas e as experiências propriamente humanas, mas também a linha que separa o conhecido do desconhecido. Ampliar o conhecimento, portanto, exige um salto no escuro, exige uma atitude filosófica. Neste contexto, este livro, enquanto coletânea de textos e ensaios, representa a atitude filosófica de seus autores, que buscaram clarear seus passos no caminho ainda obscuro da fronteira, ou da encruzilhada. Esta coletânea é fruto de pesquisas epistemológicas, interdisciplinares e existenciais de professores e alunos das Universidades Estadual e Federal de Roraima, se dividindo em cinco capítulos, sendo: os dois primeiros, uma reflexão sobre o papel dos intelectuais na sociedade; o terceiro, uma abordagem cartesiana sobre o ceticismo; o quarto, uma problematização sobre a consciência desde o panorama cinematográfico; e o quinto, uma análise filosófica sobre a linguagem religiosa. Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento aos professores e alunos da Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação em Filosofia da Religião da Universidade Estadual de Roraima, assim como agradecemos aos programas de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Roraima e o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR. Agradecemos também à Editora UERR Edições e à Gestão da Universidade Estadual de Roraima pelo apoio no desenvolvimento deste projeto.

Capítulos

  • AS IDEIAS, A POLÍTICA E A SOCIEDADE
    Uma análise do papel dos intelectuais na contemporaneidade
  • O ENGAJAMENTO INTELECTUAL EM SARTRE
    Uma Abordagem Acerca da Relação entre Consciência e Ação
  • DESCARTES CONTRA OS CÉTICOS
    Um diálogo explosivo a ser examinado
  • O CINEMA E O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL
    Uma Reflexão Materialista das Questões Ontológicas e Epistemológicas da Consciência
  • UM MUNDO DE SIGNIFICADOS
    Linguagem e Religião sob a Ótica da Filosofia

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007). Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017), Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018), Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá - UERR (2011) e Master of Business Administration (MBA) em Controladoria e Finanças pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Tem experiência na área de Filosofia, Contabilidade e Metodologia da Pesquisa. Atuou como professor colaborador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009-2011) e em faculdades particulares. Atualmente é professor efetivo do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2011-atual). Participou como pesquisador dos Grupos de Pesquisa: História da Filosofia Moderna e Contemporânea - UNIOESTE (2009-2017), NEPTE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado - UERR/UFRR (exercendo a coordenação de 2012 a 2014, sendo membro de 2012 a 2017), Escola Amazônica de Filosofia - UERR/UFRR (exercendo a coordenação no ano de 2014, sendo membro de 2014 a 2017) e Núcleo de Pesquisas em Engenharia Física e Astrofísica - UERR (2017-2020). Atualmente é sub-coordenador do LABRIA - Laboratório de Automação, Robótica e Inteligência Artificial - UERR. Em 2015 exerceu o cargo de Pró-reitor de Ensino e Graduação da UERR, sendo eleito, no mesmo ano, para exercer o cargo de Vice-reitor, cargo que ocupou de janeiro de 2016 à dezembro de 2019. Atualmente é Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UERR desde novembro de 2019. Seus temas de interesse são: diferença em Gilles Deleuze e na filosofia contemporânea, discussões referentes ao dualismo e materialismo contemporâneos, Inteligência Artificial, robótica, astrofísica, política e políticas públicas, orçamento e finanças.

Juliana Cristina Sousa da Silva, Universidade Federal de Roraima / UFRR

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Roraima – UERR, Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Cesumar – UNICESUMAR, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima – UFRR.

Edgard Vinícius Cacho Zanette, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Doutor em Filosofia pela Unicamp. Professor da Universidade Estadual de Roraima – UERR

Capa do livro "A Filosofia como Ponto de Encruzilhada"

Downloads

Próximo

28 December 2021

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89203-21-6

Como Citar

FAVRETO, Elemar Kleber; SILVA, Juliana Cristina Sousa da; ZANETTE, Edgard Vinícius Cacho. A Filosofia como Ponto de Encruzilhada: Ensaios Epistemológicos, Interdisciplinares e Existenciais. [s.l.] : UERR Edições,2021. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.51. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/51.. Acesso em: 20 abr. 2024.