As Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008) Contribuição para a Iniciação à Educação Científica

Autores

Maria do Socorro Magalhães de Sousa
Universidade Estadual de Roraima/UERR
Ivanise Maria Rizzatti
Universidade Estadual de Roraima/UERR
https://orcid.org/0000-0002-0982-2698

Palavras-chave:

Feiras de ciência, Iniciação científica, Centro de ciências, Análise documental

Sinopse

As Feiras de Ciências são importantes espaços para a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. Além da formação científica, as Feiras de Ciências permitem aos estudantes um espaço para troca de informações, construção de relações sociais, socialização de experiências, além do convívio comunitário. Ademais, a Feira de Ciências, quando interpretada como um espaço não-formal de ensino e educação, apresenta imensurável potencialidade para práticas docentes diferenciadas e inovadoras.

Neste contexto se insere a Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECI-RR), que teve sua primeira edição em 1986. E nestes 30 anos de existência, observa-se uma crescente participação das  escolas e dos alunos da capital e do interior do estado a cada edição, com a inserção de escolas da área urbana, rural e indígena, com exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar e voltados para a realidade local.

Dessa forma, torna-se importante resgatar a história das Feiras de Ciências de Roraima e sua importância para iniciação científica em Roraima. Um estado que ainda possui baixos indicadores  educacionais e apresentam dados preocupantes no que se referem aos resultados da avaliação de desempenho do estudante apresentados nos exames nacionais que são aplicados no final do Ensino Básico. O índice em 2013, disponibilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ficou abaixo da meta projetada de 3.8, alcançando 3.2,  demonstrando apreensão nos educadores que buscam alternativas para melhorar o aprendizado de seus alunos. A consequência desse quadro reflete no perfil do ingressante na Educação  Superior provocando questionamentos sobre a trajetória escolar desse aluno.

Alcançar uma educação de qualidade é tarefa fundamental para assegurar o desenvolvimento de todo país e região, o que não é diferente no estado de Roraima que luta por melhorar os  indicadores que avaliam essa qualidade. E as feiras científicas escolares juntamente com a Feira Estadual de Ciências podem contribuir com a elevação destes indicadores, uma vez que oferta cursos para a formação continuada de professores e envolve os estudantes num ambiente de pesquisa em Institutos de Ensino e Pesquisa de Roraima.

Nesta direção, esta obra vem contribuir para este resgate histórico e valorização da pesquisa na Educação Básica de Roraima, auxiliando com o desafio de buscar essas informações e mostrar a contribuição das feiras de ciências para o processo de iniciação à Educação Científica roraimense.

Capítulos

  • Introdução
  • Capítulo 01
  • 1 Feiras de Ciências: Definição, Objetivo, Orientação, Organização e Funcionamento
  • 2 Feiras de Ciências Internacionais: Breve Histórico
  • 3 Feiras de Ciências no Brasil
  • 4 Iniciação à Educação Científica
  • 5 Feiras de Ciências: Estratégia Fomentadora do Processo de Ensino-Aprendizagem em Espaços Não Formais de Educação
  • Capítulo 02
  • 1 Divulgação Científica: Os Centros de Ciências
  • 2 O Centro de Ciências de Roraima
  • 2.1 Criação do CECI-RR
  • 2.2 Núcleo de Apoio Didático Pedagógico
  • 2.3 CECI-RR: Principais Ações e Atividade
  • 2.3.1 Técnica de Projetos: Práxis de Feiras de Ciências
  • 2.4 Declínio e Extinção do CECI-RR
  • 3 Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto do Estado de Roraima
  • Capítulo 03
  • 1 Metodologia
  • 1.1 Tipo de Estudo
  • 1.2 Método da Pesquisa
  • 1.3 Instrumentos para Coleta de Dados
  • 1.3.1 Registros Institucionais - Os Documentos
  • 1.3.2 Entrevista
  • 1.4 Participantes da Pesquisa
  • 1.5 Ambiente da Pesquisa
  • 1.5.1 Breve Histórico e Localização do Ambiente da Pesquisa
  • 1.6 Procedimentos de Análise
  • Capítulo 04
  • 1 Resultados e Análises
  • 1.1 Antecedentes e Características do Ensino de Ciências em Ro- raima, Antes da Realização das Feiras Estaduais de Ciências
  • 1.2 Contexto histórico das Feiras de Ciências de Roraima (FECI- -RR): no período de 1986 a 2008
  • 1.3 Feiras de Ciências de Roraima e sua Contribuição para Ini- ciação Científica - no período de 1986 a 2008
  • 1.3.1 Capacitações
  • 1.3.2 Disponibilização de Recursos Financeiros
  • 1.3.3 Assessoria Pedagógica Especializada
  • 1.3.4 Referencial Teórico
  • 1.3.5 A Técnica de Projetos: Práxis de Feiras de Ciências
  • 1.3.6 Avaliação e Divulgação
  • 1.4 Feira de Ciências de Roraima: Analisadas de Acordo com os Preceitos de Bardin
  • Capítulo 05
  • 1 Informações complementares: feiras de ciências em Roraima no período de 2009 a 2014
  • 1.1 Cronograma de Realização das Feiras de Ciências a partir de 2009
  • 1.2 Considerações a Respeito das Feiras de Ciências a partir de 2009
  • Considerações finais
  • Referências
  • Apêndices

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Magalhães de Sousa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Mestre em Ensino de Ciências/Universidade Estadual de Roraima em 21 de agosto de 2015. Especialização em Administração Escolar - Universidade Salgado de Oliveira - RJ (2000). Especialização em Direito da Criança e do Adolescente - Universidade Estácio de Sá - RJ (2002). Pedagoga - Universidade Federal de Roraima - (1998) Professora do Ensino Básico com experiência no Ensino Fundamental, nas disciplinas de: Português, Matemática e Ciências. na área do Direito da Criança e do Adolescente no que se refere a lei de n° 8069/90, cursos e programas afins e atualmente Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima, atuando na Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt.

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UERR e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022.

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Como Citar

SOUSA, Maria do Socorro Magalhães de; RIZZATTI, Ivanise Maria. As Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008) Contribuição para a Iniciação à Educação Científica. [s.l.] : UERR Edições,2020. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.19. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/19.. Acesso em: 19 abr. 2024.