Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências (Vol. I)

Autores

Juliane Marques de Souza
Universidade Estadual de Roraima/UERR
Ivanise Maria Rizzatti
Universidade Estadual de Roraima/UERR

Palavras-chave:

Ciência e tecnologia, Ensino de ciências - Produtos educacionais, Teoria da aprendizagem significativa, Experimentação científica, Estratégias de ensino

Sinopse

O Livro Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O objetivo do Livro é divulgar para professores da Educação Básica, futuros professores, professores do Ensino Superior e Formadores de professores os produtos educativos desenvolvidos por discentes e docentes do PPGEC.

Neste primeiro volume, apresentamos 09 sequências didáticas, com diferentes temáticas e atividades produzidas a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências em uma das duas linhas de pesquisa, a saber: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e; Espaços não formais e divulgação científica no Ensino de Ciências.

Cada sequência didática apresenta uma proposta de ensino com conteúdos organizados de forma clara, dinâmica e exequível, especificando os objetivos, a faixa etária, o público-alvo, o passo a passo, os materiais e as estratégias utilizadas pelos professores que as desenvolveram e testaram. As sequências trazem ainda sugestões de leituras, músicas, vídeos, filmes, acesso a ambientes virtuais, dentre outros.

As atividades propostas encontram-se, em sua maioria, alinhadas a diferentes teorias da aprendizagem e estruturas metodológicas. Nesse volume o leitor vai encontrar sequências construídas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no Quarto Excluído de Vygotsky, nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti e na Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) de Gérard Fourez.

Todas as atividades foram desenvolvidas e analisadas pelo(a) mestrando(a) e seu (sua) orientandor(a) durante a execução da pesquisa de mestrado e compõem o Produto Educacional, o qual é exigência para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências. No dia da defesa, a banca avalia, além da Dissertação, o Produto Educacional gerado e este passa a ser disponibilizado à comunidade por meio de diferentes mídias (impressa, digital). Parte do material necessário à execução da sequência em sala de aula, bem como outros produtos educacionais, estão disponíveis em uerr.edu.br/ppgec.

A versão impressa desse volume foi financiada com recursos captados por meio do Edital CNPq/MCTIC-SEPED nº 12/2018 referente à execução da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado de Roraima.

Por fim, este livro caracteriza-se como um rico instrumento para a leitura de profissionais da área de ensino ou pessoas que tenham alguma relação com o trabalho docente, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar as pesquisas à prática docente, contribuindo para a melhoria do ensino fundamental e médio de Roraima e de outros estados da federação.

Link para o volume II: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/50.

Capítulos

  • APRESENTAÇÃO
  • METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • LIXO ELETRÔNICO – E-LIXO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    EVOLUÇÃO DE ATRIBUIÇÕES CONCEITUAIS DADAS À FAUNA DO BRASIL
  • SOFTWARE BOARDMAKER PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
  • DA SALA DE AULA PARA AS ÁREAS VERDES DA MINHA ESCOLA
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GRUPOS VEGETAIS
    Ivanise Maria Rizzatti
  • ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  • ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    Ivanise Maria Rizzatti
  • A MÚSICA, INCLUÍDA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMO FERRAMENTA POTENCIALMENTE FACILITADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE ELETROQUÍMICA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSÍNTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL
  • PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM NO PARQUE MUNICIPAL GERMANO AUGUSTO SAMPAIO
    Ivanise Maria Rizzatti

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Capa do livro "Sequências didáticas"

Próximo

20 December 2019

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61924-22-5

Date of first publication (11)

20/12/2019

Dimensões físicas

14mm x 21mm

Como Citar

SOUZA, Juliane Marques de; RIZZATTI, Ivanise Maria. Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências (Vol. I). [s.l.] : UERR Edições,2019. v. Volume 1 DOI: 10.24979/uerr.edicoes.18. Disponível em: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/18.. Acesso em: 19 abr. 2024.