Avaliação: Processos e Critérios

Autores

Enia Maria Ferst
Universidade Estadual de Roraima/UERR

Palavras-chave:

Ciências Naturais – Ensino e aprendizagem, Avaliação educacional, Ensino de ciências - Critérios avaliativos, Título

Sinopse

Discutir a avaliação no contexto escolar é sempre um grande desafio, por isso, este livro torna-se mais uma possibilidade de colaborar com essa discussão e a  partir das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos no semestre 2018.1, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Roraima - UERR, na disciplina ‘Avaliação: Processos e Critérios’, socializar experiências práticas envolvendo esta temática tão importante para o processo ensino e aprendizagem.

Os artigos aqui apresentados trazem discussões importantes referentes à avaliação nos diferentes níveis da Educação Básica que envolvem o ensino de  Ciências Naturais no Ensino Fundamental, a Química, a Biologia e a Matemática, destacando o processo avaliativo e, com isso, se busca contribuir para o estudo dessa temática no contexto escolar.

A pretensão desta obra, no entanto, não está apenas em mostrar dados que apresentam um pequeno retrato de como se está avaliando nesses diferentes níveis e disciplinas nas escolas pesquisadas. Seu maior objetivo é suscitar a reflexão e demonstrar a problemática que envolve o processo avaliativo em sala de aula na visão dos diferentes atores do processo, ou seja, o professor e os alunos. Entendemos que o processo avaliativo é complexo e requer um melhor entendimento de todos os aspectos que acabam interferindo para que a avaliação ocorra de forma prazerosa e justa.

Capítulos

  • PROBLEMAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA, RORAIMA
  • A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
  • UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA- RR
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOCENTE
    PRIMEIRAS REFLEXÕES
  • ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO
    UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • MODELOS TRADICIONAIS E NÃO TRADICONAIS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    UMA ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA/RR
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EJA DO MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC-Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela  Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais - Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo  da Universidade Estadual de Roraima - UERR no Curso de Pedagogia. Docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da  UERR/ IFRR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas  na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS.

Downloads

Próximo

24 October 2019

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-85-61924-24-9

Date of first publication (11)

24/10/2019

Como Citar