https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/issue/feedUERR Edições2022-04-06T13:12:43-04:00UERR Ediçõescontato@edicoes.uerr.edu.brOpen Monograph Press<p>A UERR Edições tem por objetivo promover a edição de obras de patrimônio cultural e científico de elevado valor, de textos para o ensino universitário e de produção científica, cultural e tecnológica da própria Universidade. Nossa linha editorial engloba: Obras voltadas para todas as grandes áreas de conhecimento, obras voltadas para as grandes áreas de conhecimento em parceria com os curso de graduação e os Programas de Pós-graduação da UERR, além de outras instituições públicas ou privadas e tradução de obras clássicas e contemporâneas.</p>https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/62Escritas femininas2022-04-06T13:12:43-04:00Huarley Mateus do Vale Monteiromdmvale72@gmail.comHeitor Patrício Ribeiro do Valenomail@nomail.comIsabella Coutinho Costaisabella.coutinho@uerr.edu.brValéria Crístian Soares Ramos da Silvanomail@nomail.comCristiani Dália de Mellocrisdaliamello@hotmail.comMaria do Socorro Melo Araújoaraujomsocorro@gmail.comKarine de Alcântara Figueiredonomail@nomail.comIris Anita Fabián Ramírezanitaramirez83@hotmail.com<p>Os textos que compõem <em>Escritas femininas: experimentos em análise literária e educação</em>, são resultado de recente exercício e práticas reflexivas de jovens pesquisadoras, entre elas, egressas do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima e/ou integrantes do TEPUY: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fronteiras e Narrativas de Resistência de/sobre Sociedades Amazônicas.</p>2022-05-24T00:00:00-04:00Copyright (c) 2022 Huarley Mateus do Vale Monteiro, Heitor Patrício Ribeiro do Vale, Isabella Coutinho Costa, Valéria Crístian Soares Ramos da Silva, Cristiani Dália de Mello, Maria do Socorro Melo Araújo, Karine de Alcântara Figueiredo, Iris Anita Fabián Ramírezhttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/60Iniciação Científica na Educação Básica2022-03-23T12:10:26-04:00Marilene Kreutz de Oliveiramarilenekreutz@hotmail.comIvanise Maria Rizzattiniserizzatti@gmail.comElena Campo Fiorettilefioretti@hotmail.comAparecida Maria Ramos Simão Flôresaparecydaramos@hotmail.com<p>O livro que ora se apresenta é parte integrante de um projeto mais amplo e resultado de ações de Educação Científica investidas na Educação do Município de Alto Alegre, em Roraima, com a finalidade de propiciar a iniciação científica de professores e alunos e objetiva reunir alguns projetos apresentados nas Feiras de Ciências promovidas na escola, neste município, no Estado de Roraima e outros estados brasileiros.</p>2022-05-12T00:00:00-04:00Copyright (c) 2022 Marilene Kreutz de Oliveira, Ivanise Maria Rizzatti, Elena Campo Fioretti, Aparecida Maria Ramos Simão Flôreshttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/59Mediação e Conciliação em Segundo Grau de Jurisdição2022-02-10T12:25:50-04:00Luiz Fernando Castanheira Malletluizfernandomallet@gmail.com<p>O presente livro faz uma reflexão alusiva à jurisdição brasileira acerca da concepção da conciliação e da mediação a partir de uma abordagem teórica dos conceitos sob a ótica do segundo grau de jurisdição. Tem-se como objetivo analisar a proposta de configuração de um Centro de Solução de Conflitos em segundo grau de jurisdição, no Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. A metodologia adotada parte de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, utilizando os métodos qualitativo, exploratório e sistêmico por meio de uma análise de conteúdo. Dessa forma, tenciona uma mudança no eixo de funcionamento do Sistema de Justiça, uma mudança de cultura que aproxima todos os que nele militam dos métodos negociais de solução de litígios.</p>2022-03-21T00:00:00-04:00Copyright (c) 2022 Luiz Fernando Castanheira Mallethttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/51A Filosofia como Ponto de Encruzilhada2021-11-09T09:39:10-04:00Elemar Kleber Favretoelemarfavreto@gmail.comJuliana Cristina Sousa da Silvajulianacsousasilva@gmail.comEdgard Vinícius Cacho Zanetteedgardzanette1@gmail.com<p>Uma reflexão contemporânea sobre a realidade exige uma abertura maior para as questões que envolvem as conexões entre os diversos saberes. Os saberes se encontram na fronteira do que chamamos de conhecimento, podendo estes ser caracterizados como inter, multi ou transdisciplinares. O entendimento desta pluralidade propõe compreensões bem mais profundas sobre os humanos e o mundo. Esta profundidade não é encontrada nas especialidades compartimentadas das ciências, mas sim no espaço plural em que estas especialidades não conseguem penetrar, já que se trata de um campo que necessariamente perpassa a reflexão filosófica. Compreendemos que a interdisciplinaridade é uma condição filosófica, isto é, a interdisciplinaridade é uma forma de pensar filosoficamente. A filosofia representa a busca humana pela ampliação do saber, pois ao encontrar-se na fronteira, tenta, a todo momento, ultrapassá-la, ampliando o próprio conhecimento. A fronteira, o que aqui chamamos de “encruzilhada”, não é apenas o espaço entre as diversas especialidades (disciplinas) científicas e as experiências propriamente humanas, mas também a linha que separa o conhecido do desconhecido. Ampliar o conhecimento, portanto, exige um salto no escuro, exige uma atitude filosófica. Neste contexto, este livro, enquanto coletânea de textos e ensaios, representa a atitude filosófica de seus autores, que buscaram clarear seus passos no caminho ainda obscuro da fronteira, ou da encruzilhada. Esta coletânea é fruto de pesquisas epistemológicas, interdisciplinares e existenciais de professores e alunos das Universidades Estadual e Federal de Roraima, se dividindo em cinco capítulos, sendo: os dois primeiros, uma reflexão sobre o papel dos intelectuais na sociedade; o terceiro, uma abordagem cartesiana sobre o ceticismo; o quarto, uma problematização sobre a consciência desde o panorama cinematográfico; e o quinto, uma análise filosófica sobre a linguagem religiosa. Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento aos professores e alunos da Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação em Filosofia da Religião da Universidade Estadual de Roraima, assim como agradecemos aos programas de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Roraima e o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR. Agradecemos também à Editora UERR Edições e à Gestão da Universidade Estadual de Roraima pelo apoio no desenvolvimento deste projeto.</p>2021-12-28T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Elemar Kleber Favreto, Juliana Cristina Sousa da Silva, Edgard Vinícius Cacho Zanettehttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/47Encontros Filosóficos2021-11-23T12:33:31-04:00Edgard Vinícius Cacho Zanetteedgardzanette1@gmail.comElemar Kleber Favretoelemarfavreto@gmail.com<p>As ciências, as artes e a filosofia possuem perspectivas metodológicas e epistemológicas diferentes acerca do mundo, entretanto, buscam expressar os mesmos fenômenos e objetos, dando sentido às coisas e ao próprio homem neste processo. A relação entre estas diversas perspectivas pode gerar novas concepções de mundo, mais empenhadas em compreender o todo e sua relação com as partes, e não unicamente um compartimento minúsculo e específico do universo.</p> <p>A interdisciplinaridade, portanto, move todo o processo de encontro de saberes, gerando novas questões e novas propostas de investigação das coisas do mundo. A filosofia pode ser pensada como um guia para esta interdisciplinaridade, haja vista a sua natureza de buscar compreender o todo, mas não deve ser considerada a única forma de abordagem dos problemas. Os conceitos filosóficos, as funções científicas e os afetos/perceptos artísticos se complementam na geração de um sentido mais amplo para os fenômenos, melhorando cada vez mais a nossa relação com o mundo, com o outro e com nós mesmos.</p> <p>Esta obra é uma coletânea de textos e ensaios produzidos por professores e alunos da Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação Lato Sensu em Fundamentos de Filosofia: Conteúdo e Método, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), fruto de suas pesquisas em diversas áreas do conhecimento que, de uma forma ou de outra, se entrelaçam com uma ou várias interpretações filosóficas. As principais temáticas aqui abordadas, entretanto, são: o método, a educação e o ensino. O trabalho está dividido em cinco capítulos, sendo os três primeiros sobre método, metodologia e epistemologia, e os dois últimos sobre educação em geral e ensino de filosofia.</p> <p>Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento aos professores e alunos da Graduação em Filosofia e da Pós-Graduação em Fundamentos de Filosofia: Conteúdo e Método da Universidade Estadual de Roraima, que colaboraram, de uma forma ou de outra, para a produção desta obra. Agradecemos também à Editora e à Gestão da Universidade Estadual de Roraima pelo apoio no desenvolvimento deste projeto.</p>2021-12-06T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Dr. Edgard Vinícius Cacho Zanette, Elemar Kleber Favretohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/46Letras em Fronteiras2021-02-24T11:36:44-04:00Huarley Mateus do Vale Monteiromdmvale72@gmail.comIsabella Coutinho Costaisabella.coutinho@uerr.edu.brMaria do Socorro Melo Araújoaraujomsocorro@gmail.com<p style="-qt-block-indent: 0; text-indent: 0px; margin: 0px;">Os textos reunidos neste livro, intitulado Letras em Fronteiras: Diálogos entre Linguística, Literatura e Ensino, resultam de inquietudes de pesquisadores vinculados ao Colegiado de Letras da Universidade Estadual de Roraima – UERR. O repertório crítico ganha sustentação em diferentes linhagens teóricas; perpassam pela Análise do Discurso, Teorias de Aprendizagem, Análise Linguística, Estudos Culturais e Literários, entre outras abordagens interpretativas. Enfatizamos que as análises que compõem esta obra demandam de significativas pesquisas dos docentes do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima, cuja articulação teórica contemporânea aponta para perspectivas outras quanto ao pensamento crítico desenvolvido no âmbito universitário amazônico. Merece destaque a significativa contribuição que esta obra traz para os estudos no campo das Letras para estudiosos das relações fronteiriças pan-amazônica.</p>2021-11-19T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Huarley Mateus do Vale Monteiro, Isabella Coutinho Costa, Maria do Socorro Melo Araújohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/57Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade 2021-09-22T14:57:09-04:00Elemar Kleber Favretoelemarfavreto@gmail.com Edgard Vinícius Cacho Zanetteedgardzanette1@gmail.comWaldemar Moura Vilhena Juniornomail@nomail.com<p>Sob a coordenação dos professores Elemar Kleber Favreto, Edgard Vinícius Cacho Zanette e Waldemar Moura Vilhena Junior, o dossiê inaugura as discussões e pesquisas inter, multi e transdisciplinares no âmbito do ensino de ciências na UERR Boa Vista, tendo em vista a criação dos cursos de "Ciências Humanas e Sociais" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". As discussões desenvolvidas nos trabalhos apresentados expressam, de modo geral, os problemas relativos ao contexto escolar, ao processo de ensino/aprendizagem e à formação de professores dentro de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Observemos que estes temas são centrais para o fortalecimento de um debate mais amplo acerca do contexto das licenciaturas interdisciplinares, cujo Dossiê busca homenagear. Assim, esperamos que a publicação destes textos possa contribuir para a formação de espaços efervescentes e profícuos de reflexões sobre questões inter, multi e transdisciplinares nas áreas de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).</p>2021-09-22T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Administradorhttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/43Rupununi2021-02-18T16:36:55-04:00Carlos Alberto Borges da Silvacarlosborgesroraima@gmail.com<p>O romance "Rupununi: Dias de Revolta" é um livro magistralmente escrito por Carlos Borges, que, como fonte de inspiração, usou as pesquisas de sua tese de doutorado entrevistas com pessoas que tiveram alguma participação no episódio. A história do livro é baseada em fatos ocorridos na República da Guiana no final de 1968 e começo de 69, quando houve a chamada “Revolta do Rupununi” planejada por um grupo de fazendeiros da região, apoiados pela Venezuela. É um livro que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Em suas páginas habitam personagens de personalidade forte; negros, índios e brancos convivem nem sempre harmoniosamente; onde paixões afloram e conflitos proliferam.</p>2021-08-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Carlos Alberto Borges da Silvahttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/41Sociobiodiversidade Amazônica2021-02-22T11:16:54-04:00Plínio Henrique Oliveira Gomidepliniogomide@gmail.comMárcia Teixeira Falcãomarciatfalcao@oi.com.br<p>O livro “Sociobiodiversidade Amazônica: saberes, olhares e práticas agroecológicas” tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento agroecológico produzido na Amazônia para a sociedade em geral, visando estimular e valorizar as pesquisas produzidas na região. Trata-se do primeiro volume de artigos referentes a temática agroecológica, ao todo são doze artigos distribuídos em duas partes, a primeira que trata da biodiversidade funcional da Amazônia e a segunda parte que reúne as pesquisas voltadas a agroecologia e meio ambiente na Amazônia.</p>2021-08-06T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Plínio Henrique Oliveira Gomide, Márcia Teixeira Falcãohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/50Sequências didáticas para o ensino de Ciências (Vol. II)2021-07-20T08:59:36-04:00Juliane Marques de Souzajuliane.marques.souza@gmail.comIvanise Maria Rizzattiniserizzatti@gmail.com<p>Os trabalhos compartilhados nesta obra apresentam clareza e maturidade na escolha dos referenciais teórico-metodológicos unindo teoria e metodologia da pesquisa. Ao longo das linhas é possível identificar o debruçar dos autores para compreenderem e aplicarem em suas pesquisas diferentes teorias e/ou metodologias, tais como: a Teoria Social Cognitiva (Albert Bandura), a Teoria da Aprendizagem Significativa (David Ausubel), os Três Momentos Pedagógicos (Demétrio Delizoicov e José André Angotti), dentre outras. Um livro que apresenta conteúdo e qualidade na medida certa para ser tanto uma leitura agradável quanto altamente instrutiva.</p>2021-07-27T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Juliane Marques de Souza, Ivanise Maria Rizzattihttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/55Revista Eletrônica Casa de Makunaima: v. 3 n. 1 (2021) 2021-07-19T13:42:46-04:00<p>Neste primeiro número do volume 3, a revista Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) traz cinco artigos que fazem uma substancial contribuição para as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Socialmente Aplicadas. Na capa trazemos trazemos a imagem do contato entre a savana (lavrado roraimense) e a floresta, localizado no município de Caracaraí, no centro-sul do Estado. A fotografia é de Sara Regina Simplício Costa, a quem agradecemos pela autorização de uso.</p>2021-07-19T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/45Crítica ao sensível na teoria da alma racional de René Descartes2021-02-23T09:15:09-04:00Edgard Vinícius Cacho Zanetteedgardzanette1@gmail.com<p>Nesta obra, propomo-nos a mostrar que, na teoria da alma racional de René Descartes, nada nos permite afirmar que seu idealismo instaura uma doutrina oposta ao âmbito do sensível. O estilo da escrita de Descartes é desafiador, provocador, e pretende mostrar rigorosamente a verdade do sensível em toda sua importância e fecundidade. Nesse sentido, pela nossa interpretação da teoria da alma racional, intencionamos mostrar como o filósofo renuncia a um saber pré-filosófico, porém, para reconduzi-lo a seu devido lugar.</p>2021-06-02T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Edgard Vinícius Cacho Zanettehttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/37O último caimbé e outros cordéis científicos2021-02-18T15:25:58-04:00Rodrigo Leonardo Costa de Oliveirarodrigo@uerr.edu.br<p>O presente material encanta e ensina ao nos aproximar da cultura de cordel e do conhecimento científico. É especialmente relevante para aqueles que querem se engajar na árdua, mas muito prazerosa e necessária, tarefa de mitigar a chamada Cegueira Botânica. Tal conceito se refere à falta de habilidade das pessoas para perceber as plantas no seu próprio ambiente, gerando incapacidade de reconhecer a importância das plantas para a biosfera e para os humanos, a incapacidade de apreciar a beleza e as características peculiares das plantas e visão equivocada das plantas como inferiores aos animais, podendo, por isso, serem desprezadas. No entanto, é impossível manter a condição de cegueira botânica após se envolver com o conteúdo dos lindos cordéis aqui apresentados. O leitor terá uma leitura muito agradável e ampliará seus conhecimentos e percepção ambiental, especialmente em relação aos elementos vegetais!</p>2021-04-15T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Rodrigo Leonardo Costa de Oliveirahttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/38O tronco da copaíba e outros cordéis científicos2021-02-18T15:28:04-04:00Rodrigo Leonardo Costa de Oliveirarodrigo@uerr.edu.br<p>Neste novo livro, Rodrigo L. C. de Oliveira continua nos convidando a admirar a cultura popular em cordel; mostrando que seus textos podem colaborar, estimular e possibilitar mais conhecimento, além de trazer um novo olhar para os textos de Botânica, tornando-os mais interessantes e motivadores quando associados ou integrados com outras áreas, como a literatura, música, artes, etc.</p>2021-04-15T00:00:00-04:00Copyright (c) 2021 Rodrigo Leonardo Costa de Oliveirahttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/24Guia de Referência Rápida em Direito de Família2020-05-06T11:56:40-04:00Serguei Aily Franco de Camargosafcam@icloud.comVilmar Antônio da Silvaprofvilmar@gmail.comThaísa Rodrigues Lustosa de Camargonomail@mail.com<p>Trata-se de obra em Direito Civil, especificamente em Direito de Família. O conteúdo aborda os principais temas da área, consoante a Constituição Federal de 1988, legislação civil e principalmente, a jurisprudência. O objetivo é proprocionar elementos para que o leitor aprenda a pensar o direito de família. Tal ensejo decorre da constitucionalização deste ramo do Direito e mais, do ativismo judiciário que revolucionou a forma com que a tutela do Estado recai sobre as famílias brasileiras. São propostos exercícios, com acesso online às respostas.</p>2020-12-31T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020 Serguei Aily Franco de Camargo, Vilmar Antônio da Silva, Thaísa Rodrigues Lustosa de Camargohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/32Cordel Para o Ensino de Botânica2020-10-28T08:55:33-04:00Rodrigo Leonardo Costa de Oliveirarodrigo@uerr.edu.brWillian Alves Cavalcantewilliancavalcantepa@gmail.com<p>O livro traz o conteúdo da disiciplina Morfologia Vegetal adaptado à Literatura de Cordel. Os tecidos vegetais e órgãos vegetais (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) são apresentados em versos de sextilha e septilha acompanhos de desenhos inspirados em xilogravuras.</p> <p><a href="https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/7" target="_blank" rel="noopener">Clique aqui</a> para ver a 1ª edição.</p>2020-11-20T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020 Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Willian Alves Cavalcantehttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/21Atlas Escolar Geográfico de Roraima2020-06-23T09:21:09-04:00Gladis de Fátima Nunes da Silvagladisilva@hotmail.comHaroldo Scacabarossiharoldogeo1@gmail.comIvanilton José de Oliveiraivanilton.oliveira@gmail.comJosinaldo Barboza Bezerrabarbozajb@gmail.comOsvair Brandão Mussatoosvair.mussato@hotmail.com<p>Conhecer a própria geografia é um grande salto para a promoção do desenvolvimento do Estado de Roraima. É preciso que a geografia de Roraima seja ensinada para todos os estudantes de maneira simples e clara, utilizando-se de material atrativo aos olhos dos professores e estudantes da educação básica. Neste sentido, a elaboração de material bibliográfico sistematizado por um banco de dados atualizado e espacializado que subsidie a construção do um saber coletivo se faz necessário como uma ferramenta que aprimore o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Roraima, criado em 1988, a partir da promulgação da Constituição Brasileira não dispõe de um acervo sistematizado de dados e informações relativos ao processo geo-histórico de sua ocupação, formação e desenvolvimento, bem como os aspectos fisiográficos, econômicos e sociais. A escassez de informações de forma sistematizada, implica em grande dificuldade nas análises acadêmicas e, principalmente, ao nível de educação básica. Desta forma, entende-se que o processo de ensino aprendizagem fica prejudicado, comprometendo o trabalho do professor e do aluno. O projeto objetiva propiciar a elaboração de material bibliográfico a ser utilizado na rede estadual de ensino na disciplina de geografia e áreas afins. Para tanto, o presente Atlas busca caracterizar o estado de Roraima no âmbito dos aspectos físicos, econômicos, políticos e sociais.</p> <p><a href="https://edicoes.uerr.edu.br/public/presses/1/submissions/21/contents/" target="_blank" rel="noopener">Clique aqui</a> para acessar o conteúdo adicional.</p> <p><strong>Fotografias e ilustrações:</strong> Taylor Nunes, Diego Veras, Frank Raimundo Correa da Rocha, Isabele M. de S. Spies, Gladis de Fátima Nunes da Silva, Luan José Soares Silva, João Marcelo A. de Oliveira, Joel Santana (Joelfotos), David Schwarzenberg, Paulo Fassina, Raynere Ferreira (folhabv), Osvair Brandão Mussato, Haroldo Scacabarossi.</p>2020-11-13T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020 Gladis de Fátima Nunes da Silva, Haroldo Scacabarossi, Ivanilton José de Oliveira, Josinaldo Barboza Bezerra, Osvair Brandão Mussatohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/23Professores Indígenas2020-07-01T19:37:04-04:00Stela Aparecida Damas da Silveirastela@cathedral.edu.brEdson Damas da Silveiraedsondamas@mprr.mp.brSerguei Aily Franco de Camargosafcam@icloud.com<p>A ideia de organizar um livro com os relatos das experiências profissionais de professores indígenas, cursistas do Tami’kKan, partiu inicialmente da Professora Stela Damas. Em certa ocasião, a referida educadora disse que os professores indígenas, alunos daquele curso de formação oferecido pelo Centro de Formação de Professores do Estado de Roraima (CEFORR) e cuja direção se encontra atualmente sob seus cuidados, elaboravam monografias acadêmicas riquíssimas e que estariam a merecer divulgação pelo aspecto científico, educacional e ainda envolvimento comunitário, razão pela qual poderiam servir como exemplo de iniciativa e superação dos povos indígenas em face das demandas institucionais exigidas pelo aparelhamento do Estado.</p> <p>A Professora Stela reuniu então 16 monografias, em universo de cerca de 300 produzidas como conclusão daquele específico e diferenciado curso, optando por mostrar a diversidade de experiências vividas pelos respectivos autores indígenas, tudo expresso e formalmente autorizado por eles. O trabalho não foi fácil, mas o resultado é fascinante e certamente tocará o leitor pelo contexto humano e regional que representa.</p>2020-09-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020 Stela Aparecida Damas da Silveira, Edson Damas da Silveira, Serguei Aily Franco de Camargohttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/19As Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008) Contribuição para a Iniciação à Educação Científica2020-05-14T13:01:22-04:00Maria do Socorro Magalhães de Sousamariadosocorro.mds32@gmail.comIvanise Maria Rizzattiniserizzatti@gmail.com<p>As Feiras de Ciências são importantes espaços para a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. Além da formação científica, as Feiras de Ciências permitem aos estudantes um espaço para troca de informações, construção de relações sociais, socialização de experiências, além do convívio comunitário. Ademais, a Feira de Ciências, quando interpretada como um espaço não-formal de ensino e educação, apresenta imensurável potencialidade para práticas docentes diferenciadas e inovadoras.</p> <p>Neste contexto se insere a Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECI-RR), que teve sua primeira edição em 1986. E nestes 30 anos de existência, observa-se uma crescente participação das escolas e dos alunos da capital e do interior do estado a cada edição, com a inserção de escolas da área urbana, rural e indígena, com exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar e voltados para a realidade local.</p> <p>Dessa forma, torna-se importante resgatar a história das Feiras de Ciências de Roraima e sua importância para iniciação científica em Roraima. Um estado que ainda possui baixos indicadores educacionais e apresentam dados preocupantes no que se referem aos resultados da avaliação de desempenho do estudante apresentados nos exames nacionais que são aplicados no final do Ensino Básico. O índice em 2013, disponibilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ficou abaixo da meta projetada de 3.8, alcançando 3.2, demonstrando apreensão nos educadores que buscam alternativas para melhorar o aprendizado de seus alunos. A consequência desse quadro reflete no perfil do ingressante na Educação Superior provocando questionamentos sobre a trajetória escolar desse aluno.</p> <p>Alcançar uma educação de qualidade é tarefa fundamental para assegurar o desenvolvimento de todo país e região, o que não é diferente no estado de Roraima que luta por melhorar os indicadores que avaliam essa qualidade. E as feiras científicas escolares juntamente com a Feira Estadual de Ciências podem contribuir com a elevação destes indicadores, uma vez que oferta cursos para a formação continuada de professores e envolve os estudantes num ambiente de pesquisa em Institutos de Ensino e Pesquisa de Roraima.</p> <p>Nesta direção, esta obra vem contribuir para este resgate histórico e valorização da pesquisa na Educação Básica de Roraima, auxiliando com o desafio de buscar essas informações e mostrar a contribuição das feiras de ciências para o processo de iniciação à Educação Científica roraimense.</p>2020-08-21T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Magalhães de Sousahttps://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/27Revista Eletrônica Casa de Makunaima2020-07-16T13:27:01-04:00<p>Nessa primeira edição, concentram-se temas ricos na área da Ciência Geográfica, Humana e Física, numa perspectiva inter-regional, elencando conhecimentos sobre as diversas realidades, sociais e ambientais, dos Estados de: Roraima, Amapá e Ceará, além da Ilha do Princípe, localizada no país São Tomé e Princípe, no continente Africano. Ainda, publicam- se artigos científicos que percorreram pelas Ciências afins, como: Pedagogia, Direito, Segurança Pública e Educação Física, onde corroboram com discussões que fortalecem um viés para uma compreensão multidisciplinar do espaço geográfico. A Revista homenageia nessa Edição, e expressa em capa, o Monte Roraima - um planalto situado, na Amazônia Setentrional, no extremo norte do território brasileiro e que possui uma forte relação cultural com a lenda do índio guerreiro (Makunaima) que nasceu entre o amor do sol e a lua (um eclipse) sob o olhar de um lago cristalino, no alto do Monte. A lenda é uma crença e o Monte um símbolo místico para sociedade roraimense onde os indígenas representam, aproximadamente, 12% da população absoluta.</p>2020-07-16T00:00:00-04:00Copyright (c) 2020